terça-feira, 13 de outubro de 2020

 Casal 

Década dos anos 80

Segundo trabalho de Escultura em argila.. Casal num abraço, um torso onde só observam se as costas, as características obvias femininas ou masculinas estão ocultas do expectador. Estão unidas e fundidas. Nos remete o momento da criação do homem e da mulher na alegoria católica, em que nós viemos do barro e a mulher veio da costela de Adão.   

 
Utilizando técnicas de vaso. Pelo grande tamanho da peça  e pela estética escolhida mais orgânica, natural, sem esmaltação, foi feita uma queima primitiva num latão cheio de serragem e a peça dentro toda envolta na mesma. Acende o fogo para dar um start e depois deixa queimar lentamente a serragem..... O resultado ficou incrível. 

                                  


Uma alegoria é um dos estilos de figuras de linguagem de uso retórico e que produz uma virtualização do real significado, não se atendo apenas ao sentido literal da obra, mas se aprofundando em outros sentidos. A palavra vem do latim allegoria, que significa ato de falar sobre outra coisa. 


 

 Geni

Inicio dos anos 80. 

Minha primeira peça/escultura utilizando técnicas de vaso utilitário, placa para a base e "cobrinhas" para construí-la.  Argila do Paschoal e chamote para dar sustentação ao objeto. Primeira queima em "biscoito" e a segunda queima com banhos dos mais variados esmaltes. Forno a gás em torno de 1280º.  


     Foi nomeada em homenagem a música do Chico Buarque de Hollanda,  uma mulher sem rostos, braços ou pernas. Como um objeto,  um vaso, um recipiente.  Sem sentimento, interior oco, vazio e vazado.  Uma mulher como muitas vezes já foram ou são vistas como "coisa". Não o vaso "útero" e sim um depositário de todas as ofensas , preconceitos e lamurias que sofreu e  lhe foram atiradas.


Argila - alta temperatura - técnica usada " cobrinhas" 
Queima à gás com redução: 
Seria restringir a entrada de ar no forno , o que resultaria na saturação dos carbonos livres na atmosfera do forno, na maior parte dióxidos e monóxidos de carbono. Os metais dos esmaltes, exemplo o ferro, sofrerá redução, apresentando cores diferentes da queima em oxidação, como no caso de um esmalte na cor verde em oxidação na redução pode dar rosa ou vermelho .E se a argila tiver em sua constituição alto índice de ferro, pode resultar peças na cor marrom. 
Num acendimento com forte redução as chamas chegam à sair pelas aberturas e rachaduras do forno. Isto acontece porque falta oxigênio dentro do forno e o fogo vai busca-lo onde quer que possa.